Uma coisa bem singular é a minha imaginação excitar-se tanto mais agradavelmente quanto menos agradável é a situação em que me encontro, e, ao contrário, ser menos risonha quando tudo ri à minha volta. Se quero pintar a Primavera, necessito de estar no Inverno; se quero descrever uma paisagem, preciso de estar cercado de muros." Jean-Jacques Rousseau

terça-feira, março 01, 2005

Um ano sem cigarros


Faz hoje um ano que deixei de fumar.
Depois de 15 anos como fumador, fui-me preparando para esse dia grande e, posso-o dizer hoje, o início de uma vida nova.
Fumava bastante. Tinha uma predilecção, ler os jornais online, pela manhã, beber uns cafés a aviar quatro ou cinco cigarros. No carro outros tantos, trabalho, almoço, cafezinho da tarde, em casa, pela noite dentro, idem.
Se saía à noite comprava dois maços, um para estoirar nos copos e outro já preparadinho para o pequeno almoço do dia seguinte.
O carro, a casa, qualquer sítio por onde passasse tresandava a fumo de cigarro.

Acabei com essa merda.

Se a minha decisão puder ajudar alguém a largar (já o fez mas quero sempre mais) aqui fica:

- Não custa nada. Sério.

- Dizer que nunca mais se fuma não é bom. Mentalizei-me que se um dia quisesse fumar um cigarrito o podia fazer (um jantar, uma noite de copos, etc). Na primeira vez que me apeteceu já devia ter os pulmões habituados à ausência e foi como se os tivesse queimado, literalmente. O sabor é tão horrível quando já não se está acostumado que, percebi melhor então, o pavor dos não-fumadores ao fumo se justifica.

- Jantei bem, bebi um vinho excelente, um grande café e um conhaque. O que fazer se estiver mesmo, mesmo, mesmo a apetecer? Um charuto.

- "Quando se deixa de fumar, engorda-se". É verdade mas não pela razão que se diz, o aumento do apetite na razão da diminuição de nicotina.
Não, o apetite aumenta porque voltamos a saborear as coisas como deve ser. Um cigarro tem cinco mil químicos. Não há paladar que resista.

- Tal como a língua, o nariz ganha vida. Pode-se dizer que existe um olfacto com cigarros e outro sem. Tenho a sensação que não iria conseguir inspirar o cheiro dos cabelos da minha filha sem ser assim, limpo. Acho mesmo.

- O cheiro, o ar de uma casa de não-fumadores não se compara. Mesmo que se vá à janela, ao terraço, ao jardim, whatever. Os meus amores agradecem, especialmente a princezinha, por quem tomei esta decisão.

- Um mealheiro onde se põe o dinheiro de um maço/dia. Comprei uma guitarra nova ;-)

E então?